A expressão facial, a gestualidade, o toque, a utilização do espaço e o ritmo compõem a comunicação não-verbal para complementar, substituir, contradizer ou demonstrar sentimentos que muitas vezes não são expressados pela fala.
Assim, pelo não dito, pelo lapso, pelo silêncio e pela pausa, é o corpo que confirma o tom da conversa. Esta comunicação silenciosa quando utilizada com mais consciência constitui uma ferramenta valiosa para viabilizar a interação mais efetiva em situações de cuidado e ensino.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Aula 1 - O corpo expressivo na Bioenergética

“Ajudar as pessoas a sentir a si mesmas como corpos vivos numa terra viva... é necessário para chegar à solução dos problemas que todos nós enfrentamos... Só com o despertar da consciência corporal de poder e compaixão as pessoas terão coragem, desejo e capacidade de assumir o que precisa ser feito para curar o planeta.” (Paul Linden)

Resgatar a liberdade, de pensar e agir; a graça de movimentar-se e a beleza do ser, de viver com saúde e alegria é o grande objetivo da Análise Bioenergética.
Esta idéia inovadora nasceu em 1953 da união de Alexander Lowen e John Pierrakos, alunos de Wilhelm Reich.
Lowen e Pierrakos iniciaram seu trabalho explorando, em si mesmos, técnicas corporais que ajudassem a melhorar a respiração e a liberar as tensões e emoções que bloqueavam o livre fluxo de energia no organismo. A partir do corpo na posição vertical, buscaram novas maneiras de obter resultados terapêuticos, assim desenvolveram a técnica do Grounding, descobriram como induzir as vibrações no corpo e começaram a usar um banquinho para ajudara abrir a respiração.
O Grounding pode ser entendido como “enraizamento”, isto é, a capacidade de a pessoa entrar em contato consigo mesma e com o mundo exterior.
É importante ressaltar que o trabalho surgiu partindo da prática para depois chegar à teoria, por isso Lowen defendia que o terapeuta não pode pedir ao cliente que faça algo que ele mesmo não esteja preparado para fazer com seu corpo.
A análise Bioenergética se apoia na teoria de que todas as experiências de sua vida ficam armazenadas e retidas no corpo na forma de padrões crônicos de tensão muscular. Estas tensões restringem sua capacidade de viver uma vida mais viva e satisfatória e os exercícios bioenergéticos propõem justamente ajudar a desbloquear a energia aprisionada nestas tensões.
O Corpo expressivo na Bioenergética busca facilitar e estimular o potencial energético, a prevenção do stress, o equilíbrio entre corpo- mente- emoção, estimular também o processo expressivo e criativo do indivíduo ampliando sua autopercepção e espontaneidade. Os movimentos realizados são compostos de exercícios próprios da Psicologia Corporal, da Educação Física, da Expressão Corporal e das Terapias Expressivas.

Professora Suely Malvestiti

Bibliografia
Lowen ,Alexander - Bioenergética.Ed.Summus Editorial
Lowen, Alexander e Leslie Lowen- Exercícios de Bioenergética- Ed. Ágora.
Hoffmann, Richard e Dr. Ulrich Gudat- Bioenergética- Liberar a energia vital-Ed. Kuarup

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alexander Lowen - entrevista

Loading...